Exames


DELF/DALF


Diplôme d'Etudes en Langue Française (DELF) e Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF) são os diplomas oficiais expedidos pelo Ministério da Educação Nacional da França, que certificam as competências em francês dos candidatos estrangeiros ou de franceses originários de um país não francófono que não possuem um diploma de ensino secundário ou superior público francês.

Estes certificados foram criados em 1985 e hoje estão presentes em 154 países, abrangendo mais de 900 centros de exame no mundo. Por serem diplomas independentes, o candidato pode se inscrever diretamente para o exame de sua escolha, em função do seu nível, caso não haja nenhum pré-requisito. Em cada um dos níveis, uma série de quatro provas avaliam as quatro competências: compreensão e produção orais e compreensão e produção escritas. A Aliança Francesa de Vitória ainda oferece um curso preparatório exclusivo para colocar você mais perto do seu sonho.


DELF A1 - Diploma de estudos
em Língua Francesa A1


Este nível valoriza as primeiras aquisições. Trata-se do nível mais elementar de utilização da língua, dito "de descoberta". Neste estágio, o aluno é capaz de interações simples, como falar dele próprio e de seu universo imediato. Estudo do idioma: Aproximadamente 100h

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 20 min

Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 1h


DELF A2 - Diploma de estudos
em Língua Francesa A2


Assim como DELF A1, o DELF A2 valida a competência linguística de um usuário elementar, considerado como "ator social". Agora o candidato já é capaz de interagir de maneira simples na vida quotidiana (cumprimentar, pedir informações, etc.). Estudo do idioma: Aproximadamente 200h

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 25 min

Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 1h15


DELF B1 - Diploma de estudos
em Língua Francesa B1


Nesta fase, o usuário torna-se independente. Ele é capaz de interagir, compreender, conversar, dar sua opinião e também é capaz de resolver situações inesperadas da vida quotidiana. Estudo do idioma: Aproximadamente 400h

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 25 min

Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 1h20


DELF B2 - Diploma de estudos
em Língua Francesa B2


Neste nível, o usuário adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender sua opinião, desenvolver seu ponto de vista e negociar, mostrando-se à vontade e corrigindo seus próprios erros. Estudo do idioma: Aproximadamente 600h

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 30 min

Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 2h


DALF C1 - Diploma Aprofundado de Língua Francesa C1


Nesta etapa, o usuário adquiriu autonomia. É capaz de estabelecer uma comunicação fácil e espontânea. Possui um vasto repertório lexical e escolhe expressões adequadas para introduzir seus comentários. Produz um discurso claro, bem construído e sem hesitações, dominando bem as estruturas da língua.
Estudo do idioma: Aproximadamente 800h
Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 40 min
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 3h20


DALF C2 - Diploma Aprofundado de Língua Francesa C2


O domínio da língua traduz-se no grau de precisão, adequação e facilidade de expressão. O candidato de C2 é capaz de realizar diferentes tarefas acadêmicas ou de nível avançado.
Estudo do idioma: Aproximadamente 800h
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 3h30
Somente as Alianças Francesas são autorizadas pelo Ministério Francês de Educação a passar estes testes que acontecem em duas sessões todos os anos. Além disso, o DELF/DALF não possuem prazo de validade
Não perca a próxima sessão! Veja o Calendário


TCF


O TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês) é um teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional Francês. É destinado ao público não francófono, a partir dos 16 anos (concluídos), que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo.
 Esse teste padronizado e mensurado foi criado pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP) que o administra e fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (domínio da língua). O TCF é válido por dois anos. Se o candidato julgar que seu resultado no teste não foi satisfatório, poderá refazê-lo desde que o intervalo entre uma sessão e outra respeite o prazo mínimo de dois meses.
Quatro tipos de TCF são aplicados em diversas Alianças Francesas do Brasil.


TCF TP (Tout Public)


Oito sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O teste é composto de 3 provas obrigatórias (compreensão oral, escrita e gramática); 2 provas facultativas (expressão escrita e expressão oral) e o candidato pode se inscrever ao mesmo tempo em ambas.
Para se inscrever em uma ou nas duas provas facultativas, o candidato já deve ter feito as provas obrigatórias e estar dentro do prazo de validade (2 anos).


TCF Québec


O TCF Québec é destinado exclusivamente para participantes do processo de emigração para o Québec. São 2 provas obrigatórias: compreensão e expressão oral. Para informações sobre emigração para o Québec, consulte o site: Immigration-Québec


TCF DAP


O TCF DAP é específico para inscrição no 1° ou 2° ano de graduação em uma universidade francesa ou para candidatos a todos os níveis de estudos em uma das 20 escolas nacionais superiores de Arquitetura na França. Há apenas uma sessão por ano. Composição: provas obrigatórias do TCF TP + prova obrigatória de expressão escrita específica para DAP.


TCF ANF (Accès a la Nationalité Française)


O teste é exclusivo para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização. São 2 provas obrigatórias: compreensão oral e expressão oral.


TCF Capes


Sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O TCF Capes é indicado para os estudantes que desejam prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação . O teste é composto de cinco provas obrigatórias e é exclusivo para universitários regularmente matriculados, que devem apresentar um comprovante válido, no ato da inscrição.
PROVAS OBRIGATÓRIAS:
- Compreensão oral – duração 25 min
- Estruturas da língua – duração 20 min
- Compreensão escrita – duração 50 min
- Expressão oral - duração 15 min 
- Expressão escrita - duração 1h 


Teste de Proficiência


O teste de proficiência foi substituído em 2018 pelos Testes e Diplomas oficiais reconhecidos internacionalmente tanto pela França como pelo Canada : TCF-Capes e os DELF B1/B2. O objetivo : comprovar seus conhecimentos na língua francesa por motivos de bolsa de estudos CAPES/CNPq/FAPESP, prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação.


Teste de Proficiência 2


O teste de proficiência foi substituído em 2018 pelos Testes e Diplomas oficiais reconhecidos internacionalmente tanto pela França como pelo Canada : TCF-Capes e os DELF B1/B2. O objetivo : comprovar seus conhecimentos na língua francesa por motivos de bolsa de estudos CAPES/CNPq/FAPESP, prosseguir seus estudos universitários na França ou candidatar-se a uma pós-graduação.